Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Fiocruz faz sequenciamento genético para confirmar variante Delta no Piauí

O paciente de 69 anos de São João do Piauí contraiu covid-19 depois de fazer um treinamento em SP.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Gerência Estadual de Epidemiologia, afirmou que encaminhou o exame feito em um paciente da cidade de São João do Piauí à Fiocruz a fim de ser feito o sequenciamento genético. Através desse exame será possível comprovar o caso da variante Delta no estado.

O paciente de iniciais J.G.A, de 69 anos, já está imunizado com duas doses da vacina coronavac e apresentou sintomas da covid-19 depois de participar de um curso em Ribeirão Preto (SP). Antes de participar do curso, realizou exame de orofaringe e deu negativo, mas um colega que estava no mesmo treinamento testou positivo para a covid-19.


No dia 07/08, o paciente retornou para o município de São João do Piauí e dia 09/08 começou a apresentar sintomas como obstrução nasal, dores no corpo e cefaleia. Foi feito exame de orofaringe com resultado positivo, sendo medicado por profissionais do município.

No dia 11/08, apresentou tosse e deficiência respiratória, sendo encaminhado ao município de São Raimundo Nonato para fazer uma Tomografia, onde o resultado apontou 25% de comprometimento pulmonar. Dia 15/08, ele foi encaminhado a Teresina, ainda com quadro de dispnéia, sendo internado no hospital da Unimed. No próprio hospital foi feita a coleta do material para PCR e encaminhado ao Lacen, com resultado positivo para covid-19, a amostra foi enviada à Fiocruz para sequenciamento, como medida de segurança.

A Gerente Estadual de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, manteve contato com a esposa do paciente em São João do Piauí e confirmou que ela e o técnico da empresa que estiveram em contato com o paciente também testaram positivo para a covid.

“Como o paciente esteve em um Estado com circulação da variante Delta, solicitamos que a Secretaria Municipal de Saúde de São João do Piauí fizesse a coleta do sangue da esposa e do motorista da empresa do paciente e encaminhasse ao Lacen para avaliar a possibilidade de fazer também o sequenciamento deles”, esclarece Amélia.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.