O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) lançou na manhã desta segunda-feira (2) a Agenda Março Mulher 2020. O evento aconteceu na Secretaria Municipal de Polícias Públicas para as Mulheres (SMPM) na zona leste da capital. A agenda faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
Firmino destacou as políticas públicas criadas pela secretaria para as mulheres teresinenses. Neste ano, o tema escolhido para a agenda foi ‘Garantias e Avanços dos Direitos das Mulheres – democracia, respeito, diversidade e autonomia”.
- Foto: Alef Leão/GP1Lucy Soares ao lado de Firmino Filho
“Esse mês de março serve para que a gente possa debater, discutir esse avanço que as mulheres tiveram no planeta, existem ainda muitos desafios e é exatamente por isso que é março é importante para que a gente possa mudar a mentalidade, assim como também para que a gente possa mudar comportamentos”, destacou o prefeito.
Firmino destacou a área da Educação da capital, que tem se tornado um caso de sucesso no Brasil. Apesar do gestor ser homem, Firmino salientou que a maioria dos servidores da Semec são mulheres e a maioria dos alunos também são do sexo feminino. “É uma política pública feita por mulheres, a maioria dos servidores da Educação são mulheres e feito também para a maioria dos alunos da rede municipal, que são mulheres”, afirmou.
- Foto: Alef Leão/GP1Firmino Filho
O prefeito citou o projeto Laboratório Maria da Penha, que em parceria com faculdades particulares, tenta treinar profissionais que ajudem a exercer a lei. Outro destaque feito pelo gestor foi o projeto Esperança Garcia, que acolhe mulheres vítimas de violência.
O projeto Amor de Tia, segundo o prefeito, tem sido também um caso de sucesso que tem chamado atenção em outros estados brasileiros.
- Foto: Alef Leão/GP1Firmino Filho participa do lançamento da Agenda Março Mulher
“Não é só mais uma creche, ela dá assistência à mãe que está em vulnerabilidade, vítima de violência doméstica, em situação difícil e dá assistência à criança que está dentro desse lar que está em conflito, que está dilacerado. É um projeto muito bonito que está crescendo na cidade, crescendo com muito êxito”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |