O trânsito na Avenida Padre Humberto Pietro Grande, mais conhecido como prolongamento da Avenida Cajuína, foi liberado na manhã desta sexta-feira, 1º de junho, pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Teresina – Strans e desde já existe algumas alterações na saída da ponte Wall Ferraz, na região do antigo balão do MDB.
A nova avenida vai interligar as zonas leste, sudeste e sul da Capital. Dentre as alterações, estão proibidas as conversões à esquerda. Por exemplo, quem vem da Avenida Cajuína e pretende acessar a Avenida dos Ipês terá que passar direto e fazer o primeiro retorno à esquerda para, então, conseguir acessar a Avenida dos Ipês em direção ao Mercado do Peixe.
“O que eliminou foram conversões à esquerda. Anteriormente, as pessoas que vinham na ponte Wall Ferraz, acessavam a região da Avenida Cajuína, no bairro São João, com uma conversão à esquerda. Esse pessoal deverá entrar à direita e utilizar o retorno que fica a poucos metros a sul, na Avenida Padre Humberto. Quem está se deslocando na Avenida Cajuína, que acessava direto com conversão à esquerda, à Avenida do Ipês, deve seguir em frente na Avenida Padre Humberto e utilizar o retorno, que foi dimensionado para absorver uma quantidade maior de veículos. Este retorno tem um desenho completamente diferente da maioria dos nossos retornos aqui em Teresina, pois ele tem uma capacidade de tráfego bem superior aos retornos convencionais”, informou o diretor de trânsito da Strans, José Falcão.
Em outro caso, quem vem da Ponte Wall Ferraz, com destino ao bairro São João a conversão também está proibida. O procedimento será o mesmo. Com a inauguração, o diretor da Strans espera desafogar o trânsito na região Mercado do Peixe, que é bastante intenso, principalmente nos horários de pico. “Extraordinariamente, foi proibida a descida da ponte Wall Ferraz com sentido à na Avenida Cajuína, justamente para as pessoas passarem a aprender a nova rota. A gente detectou que era uma quantidade bem maior de pessoas realizando conversão à esquerda e fizemos esse fechamento para que as pessoas passassem a utilizar a nova avenida, aprendessem uma nova rota que, aí sim, seria algo menos traumático e menos arriscado para todos que estão no cruzamento”, revelou.
As alterações trazem uma maior facilidade tanto para quem está nas zonas sudeste e leste, quanto para as pessoas da zona sul, que passam a ter mais uma ligação com a zona sudeste.O superintendente de desenvolvimento urbano sudeste, Edvandro Hidd, informou também sobre a execução de outras obras na região, com o intuito de desafogar o trânsito. “Outras obras de mobilidade urbana como o prolongamento da Avenida São Francisco, a famosa avenida da Cavalaria, já foram iniciadas, onde vai ser prolongada em torno de três quilômetros até chegar após os conjuntos residenciais São Paulo, Firmino Filho. Então, será uma obra que vai melhorar o tráfego e trânsito na região, desafogando a estrada da Usina Santana e da Avenida Noé Mendes”, concluiu.
Veja os mapas:
- Foto: Divulgação/ PMTMapa 01
- Foto: Divulgação/ PMTMapa 02
- Foto: Divulgação/ PMTMapa 03
Ver todos os comentários | 0 |