A estrutura de algumas escolas do município de Porto, a cerca de 160 km de Teresina, é precária. Após uma inspeção realizada pelo Ministério Público Estadual do Piauí (MPE/PI), em 28 escolas e creches municipais, com o objetivo de verificar as condições das unidades de ensino para o início do ano letivo, foi constatado o descaso e abandono dos ambientes na zona urbana e rural da cidade.
De acordo com a promotora de Justiça, Áurea Emília Bezerra Madruga, com atuação na comarca de Porto, foram flagradas três escolas construídas em taipa, sem a mínima estrutura para abrigar professores e alunos. A promotora relatou que na maioria das unidades, as condições sanitárias são precárias e em nenhuma das escolas visitadas havia carteiras suficientes para os estudantes e as que estão disponíveis se encontram em péssimo estado.
- Foto: Divulgação/MPEMPE-PI flagra escolas de taipa e em situação precária em Porto
Segundo o MPE, as instalações das escolas ainda apresentam potenciais focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e zika. A Promotoria de Justiça vai convocar uma audiência pública, para discutir o tema com toda a comunidade, para que possam ser tomadas providências urgentes.
Ver todos os comentários | 0 |