Fechar
GP1

Política

TCE recomenda suspensão de mudanças em hospitais regionais

O TCE ainda determinou a abertura de uma auditoria no processo de mudança de gestão no Hospital Regional de Picos.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí recomendou, nesta quinta-feira (15), que o processo de mudança de gestão nos hospitais regionais do Piauí seja interrompido pelo Governo do Estado e expediu recomendação ao secretário de Saúde, Francisco Costa, para que o mesmo não prossiga com a mudança na gestão do Hospital Regional de Picos, Justino Luz, sem antes discutir com a sociedade, através dos conselhos profissionais e entidades de classe, além de cumprir todas as formalidades formais.

O TCE ainda determinou a abertura de uma auditoria no processo de mudança de gestão no Hospital Regional de Picos.

O deputado Marden Menezes (PSDB) comemorou a decisão do Tribunal de Contas e voltou a afirmar que existem irregularidades no processo licitatório que escolheu a organização social que assumirá a gestão do Hospital Justino Luz.
Imagem: Luiz Carlos Júnior/GP1O católico e atuante deputado Marden Menezes (PSDB)(Imagem:Luiz Carlos Júnior/GP1)Deputado Marden Menezes (PSDB)

“O Tribunal de Contas do Estado deu uma aula de altivez e de sabedoria ao impedir esse processo de terceirização nos demais hospitais regionais e recomendar ao secretário de Saúde que, com relação ao Hospital Justino Luz, de Picos, porque lá o caso já está andando, o TCE expedirá uma recomendação para que o secretário não concretize essa mudança de gestão, sem antes discutir completamente com a sociedade”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, antes do término do processo licitatório a empresa que venceu o certame já estava fazendo levantamentos no hospital de Picos.

“Nós apresentamos as provas cabais de que esse processo do qual resultou com a vitória da IGH, e não se sabe sequer se outra entidade se habilitou a concorrer, é um processo viciado, recheado de falhas, de ilegalidades e de arbitrariedades que denotam ser um jogo de cartas marcadas. Antes da conclusão do processo, representantes da IGH já estavam lá fazendo levantamentos. Uma empresa passar a operar dentro de um hospital antes mesmo de vencer a concorrência já é a prova cabal de irregularidades”, disse o deputado.

Hospital Regional de Picos

No final do mês de setembro a terceirização do Hospital Regional de Picos, Justino Luz, gerou polêmica na Assembleia. Os deputados da oposição, liderados por Marden Menezes, denunciaram que o processo de mudança de gestão do hospital estava sendo feito sem que houvesse uma discussão com as partes envolvidas. Uma comitiva de deputados chegou a ir a Picos, onde os parlamentares participaram de um ato contra a terceirização do hospital.

O processo de mudança de gestão está previsto para acontecer nos principais hospitais regionais do Piauí. Após o Hospital Regional de Picos, o próximo a passar por mudanças seria o Hospital Tibério Nunes, de Floriano.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.