A vereadora Cida Santiago (PSD) requereu nesta terça-feira (11), uma audiência pública para discutir a assistência aos imigrantes venezuelanos que estão acampados em Teresina desde o início do mês de maio.
Entre as pautas previstas para serem discutidas na audiência, a parlamentar quer saber o número exato de imigrantes e quais serão as medidas que o governo estadual e municipal podem oferecer para ajudar os venezuelanos. A data da audiência ainda não foi divulgada, está prevista a participação de representantes dos órgãos da Prefeitura de Teresina e do Governo do Estado.
São estimados quase 80 imigrantes que estão na capital piauiense. O primeiro grupo chegou no dia 12 de maio e o segundo no dia 28.
- Foto: Marcelo Cardoso/GP1Venezuelanos em Teresina
Crise na Venezuela
A crise na Venezuela chegou a uma situação alarmante. São várias as pessoas que deixam o país diariamente. A escassez de alimentos e os altos custos dos produtos são só alguns dos problemas enfrentados pelos venezuelanos.
Por lá um quilo de queijo pode chegar a custar um salário mínimo. Dados da última Pesquisa sobre Condições de Vida, realizada por várias universidades da Venezuela, em 2017, apontou que 64% dos venezuelanos haviam perdido aproximadamente 11 kg de peso em um ano.
Hoje, 48% da população vive em condições de pobreza e a capital Caracas se tornou uma das mais violentas do país. Dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB per capita do país caiu mais de 35 % entre 2013 e 2017 e a hiperinflação chegou em 1.350.000 % no ano passado.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Entidades sociais discutem situação de venezuelanos em Teresina
Mais 28 venezuelanos chegam a Teresina e ocupam Praça Saraiva
Cerca de 50 imigrantes venezuelanos se refugiam em abrigo no Poti Velho
Ver todos os comentários | 0 |