Fechar
GP1

Saúde

Por conta do coronavírus, Argentina suspende atividades esportivas em março

Conmebol confirmou que todos os jogos de competições internacionais no Paraguai acontecerão com portões fechados.
Por Estadão Conteúdo

A crise da epidemia do coronavírus - agora pandemia, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) - está afetando de vez o esporte na América do Sul. Nesta quarta-feira, o governo da Argentina anunciou a suspensão de torneios esportivos durante o mês de março, enquanto que a Conmebol confirmou que todos os jogos de competições internacionais no Paraguai acontecerão com portões fechados.

O Ministério do Esporte e Turismo decidiu que as práticas esportivas, que estavam destinadas para o mês de março, estão suspensas na Argentina. A medida se dá como forma de prevenção ao surto do Covid-19, que vem assolando diversos países da europa, fazendo com que algumas partidas sejam disputadas com portões fechados.


Nas palavras da agência governamental, a determinação atinge as atividades de "torneios, competições, passeios esportivos e eventos esportivos a serem realizados na República da Argentina". A Copa da Superliga, competição que reúne os principais clubes de futebol do país, no entanto, não deve ser paralisada. A Conmebol não confirmou se a Libertadores também estará suspensa durante o período.

Duas modalidades que sofrem um impacto imediato com a decisão do governo foram o boxe e a natação. Nesta quarta-feira foi anunciado o adiamento do Pré-Olímpico de boxe, que seria disputado em Buenos Aires, no próximo dia 27. Esta competição seria disputada por atletas brasileiros em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Já o Sul-Americano de Esportes Aquáticos de 2020 está suspenso. A Entidade Nacional de Alto Rendimento Esportivo da Argentina, o Comitê Olímpico Argentino e a Secretaria Nacional de Esportes emitiram um comunicado nesta quarta-feira informando a suspensão por conta do Covid-19.

A Confederação Sul-Americana de Natação seguiu as entidades de controle do esporte nacional e suspendeu o Sul-Americano, que seria realizado a partir do próximo dia 23, também em Buenos Aires, e reuniria as cinco modalidades aquáticas.

Pandemia

Enquanto a América do Sul sente os primeiros reflexos do alastramento da doença, a OMS declarou nesta quarta-feira que o mundo vive uma pandemia de coronavírus. "A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer", ponderou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da entidade.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sobe para 52 o número de casos de coronavírus no Brasil

OMS declara pandemia de coronavírus com 100 países infectados

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.