Fechar
GP1

Saúde

Piauí notifica 8 óbitos e 45 casos suspeitos de H1N1

Fazendo a avaliação por sexo, os registros são de que 23 acometeram pessoas do sexo feminino e, 22, do sexo masculino.

Até essa segunda-feira (18) foram notificados 45 casos suspeitos de Influenza H1N1 e ainda, e registrados oito óbitos, o que corresponde a 17,5% dos casos, que também estão sob investigação. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde e foram atualizados pela Coordenação Estadual de Epidemiologia.

As amostras foram coletadas para confirmação por exame laboratorial. “Dos 45 casos notificados, trinta e oito são residentes Piauí e sete provenientes do Maranhão, porém foram atendidos em nosso estado” afirmou a coordenadora de Epidemiologia, Amélia Costa.

Fazendo a avaliação por sexo, os registros são de que 23 acometeram pessoas do sexo feminino e, 22, do sexo masculino.

A coordenadora ainda acrescentou que nenhum caso foi confirmado para o vírus até a presente data. “Embora o Estado do Piauí esteja em alerta epidemiológico, em virtude do crescente aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada principalmente pelo vírus Influenza H1N1 na região sudeste e sul do Brasil, até o momento não apresentou nenhum caso confirmado para o vírus”, disse.

Vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde orientou aos municípios que tiveram casos suspeitos notificados da Influenza H1N1 antecipassem o calendário de vacinação, mantendo o 30 de abril, como o Dia D de vacinação. Para o tratamento da Influenza, o Piauí disponibilizou 7.500 doses de antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu.

Ao todo, serão 732.193 doses a serem distribuídas para todos os municípios piauienses. A imunização é voltada para os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, população indígena, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.