O presidente Jair Bolsonaro anunciou pelo Facebook nesta segunda-feira, 26, uma nova redução da carga tributária sobre consoles e máquinas de videogames. A medida, que será publicada no Diário Oficial da União amanhã, já tinha sido antecipada pelo chefe do Executivo no início deste mês, durante transmissão online.
Pelo decreto, consoles e máquinas de jogos terão o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido de 40% para 30%. Para partes e acessórios dos consoles, cuja imagens são reproduzidas em uma tela, a alíquota passará de 32% para 22%. Já para máquinas de vídeo com tela incorporada ou portáteis a redução será de 16% para 6%.
Quando falou sobre a medida no início de outubro, o presidente afirmou que a "molecada" voltou a "chiar" novamente sobre os preços de jogos eletrônicos. Na ocasião, ele afirmou que há havia conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o assunto.
É a segunda vez que o governo Bolsonaro acena aos gamers com redução de carga tributária sobre esses produtos. Em agosto de 2019, o governo baixou o IPI de consoles e máquinas de jogos de vídeo de 50% para 40%. Na época, o decreto também atingiu os preços de partes e acessórios dos consoles.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Bolsonaro diz que vacina não é questão de Justiça, mas de saúde
Bolsonaro diz que pediu flexibilização para entrada de estudantes nos EUA
Bolsonaro diz que Forças Armadas estão prontas para 'garantir liberdade'
Ver todos os comentários | 0 |