O ex-presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, venceu em 14 dos 15 estados que realizaram as eleições primárias nesta “Superterça” (06), e está mais próximo de ser o escolhido pelo partido Republicano para disputar as eleições presidenciais, que ocorrerá em 05 de novembro de 2024. O empresário deve ser declarado o candidato presumido do partido até o fim de março.
Conforme já se esperava por conta das pesquisas, o empresário venceu os pleitos em Vírginia, Carolina do Norte, Tennessee, Oklahoma, Maine, Alabama, Massachusets, Arkansas, Texas, Minnesota, Califórnia, Alasca e Utah. Já Nikki Haley, a outra pré-candidata que disputa a escolha do Republicano, venceu no estado de Vermont e enfrenta uma pressão para que desista do pleito.
Após conhecer o resultado, Trump fez um breve discurso em Mar-a-Lago, um resort localizado no estado da Flórida, voltando a falar de pautas sensíveis e que geram repercussão, como a entrada de imigrantes no país. Segundo o empresário, o atual presidente Joe Biden tem feito uma péssima gestão na fronteira entre EUA e México. "Temos milhões de pessoas invadindo nosso país. Isso é uma invasão. Esta é provavelmente a pior invasão", disse Donald Trump, na noite dessa terça-feira (06).
O que é a “Superterça”
A “Superterça” é um evento que acontece na política americana, sempre em uma terça-feira, quando eleitores de 15 estados votam no mesmo dia para escolher quem deve ser o indicado pelo partido para concorrer nas eleições.
Como funcionam as primárias no EUA
Nas primárias dos EUA, pré-candidatos de um mesmo partido disputam entre si nos estados da federação e então, a sigla escolhe o vencedor para ser o seu candidato a presidente nas eleições principais. Os resultados são definidos pela conquista de delegados em cada estado.
Ver todos os comentários | 0 |