O jornal britânico The Guardian divulgou que entre os meses de agosto e setembro, mais de 600 brasileiros foram "secretamente" deportados do Reino Unido. Nesse período, 109 dos deportados são crianças. A operação se dividiu em três voos, que foram considerados os maiores de deportação do governo britânico.
Segundo a reportagem, a viagem dos brasileiros de volta para o Brasil foi classificada como “voluntários”. O Itamaraty se manifestou sobre a publicação, e explicou que a ação faz parte de um programa voluntário mantido pelo Departamento do Interior britânico, e não de deportação.
Nessa ação, os migrantes que desejam retornar ao seu país de origem recebem um auxílio financeiro que pode chegar até 3 mil libras esterlinas, o equivalente a R$ 22.813. Conforme o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, se trata de um processo voluntário dos brasileiros que aderiram à iniciativa britânica.
Na publicação do The Guardian, é apontado que muitos desses voluntários provavelmente “ultrapassaram o prazo de permanência de seus vistos”. Em pronunciamento feito na última quinta-feira (28), o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, prometeu reduzir o número de migrantes no país.
Ver todos os comentários | 0 |