Mikhail Gorbachev, o último presidente da União Soviética antes de sua dissolução, morreu em Moscou aos 91 anos, segundo agências de notícias russas.
“Mikhail Sergeevich Gorbachev morreu esta noite após uma doença grave e prolongada”, disse o Hospital Clínico Central, segundo a agência RIA Novosti informou nesta terça-feira, 30. Nenhum outro detalhe foi dado até o momento
Gorbachev travou uma batalha perdida para salvar um império em ruínas, mas produziu reformas extraordinárias que levaram ao fim da Guerra Fria. Seu nome é associado aos termos Perestroika e Glasnost, de reforma e abertura do regime já durante o fim da guerra.
Embora no poder por menos de sete anos, Gorbachev desencadeou uma série de mudanças, mas eles rapidamente resultaram no colapso do Estado soviético, na libertação das nações do Leste Europeu da dominação russa e no fim de décadas de confronto nuclear Leste-Oeste.
Seu declínio foi humilhante. Com o poder irremediavelmente minado por uma tentativa de golpe contra ele em agosto de 1991, ele passou seus últimos meses no cargo assistindo república após república declarar independência até que renunciou em 25 de dezembro de 1991. A União Soviética caiu um dia depois.
Ver todos os comentários | 0 |