Fechar
GP1

Maranhão

PF desarticula esquema de fraude contra a Caixa Econômica no Maranhão

Esquema criminoso conseguiu desviar aproximadamente R$ 5 milhões das contas bancárias de idosos.

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (18), em São Luís (MA), uma operação contra um esquema de fraudes contra clientes da Caixa Econômica Federal, que causou um prejuízo de aproximadamente R$ 5 milhões à instituição financeira.

Mais de 40 policiais participaram da Operação Avaritia, dando cumprimento a 10 mandados de busca e apreensão, além de sequestro de bens e afastamento cautelar de quatro funcionários da Caixa.

Foto: Divulgação/Polícia FederalOperação da PF desarticulo esquema de fraude contra a Caixa Econômica
Operação da PF desarticulou esquema de fraude contra a Caixa Econômica

A investigação teve início a partir de denúncia apresentada pelo banco, que identificou fortes indícios de fraudes a partir de operações suspeitas. O esquema criminoso consistia no mapeamento de contas de pessoas idosas, com saldo considerável em conta e que estivessem sem movimentação. Após a identificação das contas com estas características, os criminosos faziam alterações nos endereços dos titulares, solicitando emissão de novos cartões e alteração das respectivas senhas, para então retirar todo o valor da conta para terceiros, por meio de saques, compras, pagamentos e transferências.


Participação de funcionários

Foto: Divulgação/Polícia FederalDocumentações falsas utilizadas no esquema desarticulado pela PF
Documentações falsas utilizadas no esquema desarticulado pela PF

A suspeita é de que funcionários da própria instituição bancária participavam ativamente do esquema. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos, estelionato e lavagem de capitais.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.