O novo superintendente do Hospital Universitário da UFPI (HU), o médico André Gonçalves da Silva, tomou posse nesta quarta-feira (15) durante uma cerimônia realizada no auditório da unidade hospitalar. O evento contou com a presença da reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir do Nascimento Nogueira, e do superintendente anterior, Carlos Eduardo Batista de Lima, que entregou o cargo.
Em entrevista à imprensa, André Gonçalves destacou a relevância do HU não apenas para a saúde pública, mas também para a formação de médicos e outros profissionais de saúde. O superintendente reforçou que o hospital desempenha um papel fundamental na qualidade do atendimento à população, especialmente no contexto do Piauí, que se tornou uma referência em saúde.
O novo superintendente também enfatizou a necessidade de investimentos para que a unidade possa crescer e atender à crescente demanda por serviços de saúde no estado. “O HU é uma referência para a saúde pública, mas também para o ensino dos nossos estudantes. As novas gerações de médicos e profissionais de saúde, de forma geral, saem daqui. Portanto, é muito importante que o hospital funcione de forma plena, para que as próximas gerações também se sintam contempladas com o melhor atendimento possível. Sabemos que o estado do Piauí é uma referência em saúde, mas, diante da demanda existente, é fundamental que o hospital continue a crescer para suprir essas necessidades. Embora se busque uma saúde de excelência, ainda temos muito a melhorar em termos de atendimento à população. O HU é o local que pode fornecer esse tipo de assistência de ponta. Quanto mais investimentos conseguirmos e mais serviços oferecermos à população, melhores serão os resultados para todos”, declarou.
André Gonçalves afirmou que o Hospital Universitário deve continuar sendo um espaço dedicado não apenas ao atendimento da população, mas também ao ensino e à formação de alunos da UFPI.
“Queremos que o hospital seja visto como um hospital da saúde, mas também como um hospital dos docentes, dos profissionais e dos trabalhadores em geral da universidade. Não queremos que ele seja apenas um hospital para o povo do Piauí, mas também um hospital de ensino da nossa instituição. Estamos de portas abertas para receber toda a comunidade universitária. Todas as demandas, não apenas na área da saúde, mas também de outras áreas da universidade, têm espaço aqui. Estamos prontos para ouvir e implementar o que for possível, para engrandecer este trabalho, que já foi muito bem desenvolvido até agora e que continuará sendo aprimorado”, ressaltou.
A reitora Nadir Nogueira, presente na cerimônia, destacou o desafio que o novo ciclo do HU representa para a UFPI e reforçou a importância de fortalecer a parceria entre a universidade e o hospital, visando ao bem-estar da população piauiense. “O HU presta um serviço essencial à sociedade piauiense. Este é um novo ciclo que se inicia e que esperamos ser tão virtuoso quanto os anteriores, tanto para a reitoria, que também assume esse trabalho conjunto agora, quanto para a nova superintendência e toda a sua equipe”, afirmou.
Currículo do superintendente
André Gonçalves possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Piauí (2002), residência médica em Clínica Médica pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo(2004), e em Endocrinologia pela Universidade Federal de São Paulo (2006), e mestrado em Endocrinologia clínica pela Universidade Federal de São Paulo (2009).
Atua principalmente nos seguintes temas: doenças osteometabólicas, endocrinologia clínica e clínica médica. Atualmente é professor da Disciplina de Clínica Médica (Endocrinologia) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Faculdade CET - Centro de Educação Tecnológica de Teresina, e do Centro Universitário UniNovafapi, e fundador e ex-chefe da Residencia Médica em Endocrinologia do Hospital Universitário (HU-UFPI).
Ver todos os comentários | 0 |