Um homem foi preso pela Polícia Federal (PF) no Aeroporto de Imperatriz, no Maranhão, por transportar de forma ilegal 60 canetas de Monjauro, conhecido como “Ozempic dos ricos” que teria vindo de Londres, na Inglaterra. Ele foi capturado pelas autoridades nessa quarta-feira (19), durante uma ação de fiscalização no local.
Os agentes rapidamente identificaram que o indivíduo estava com “grande quantidade de medicamento sem comprovação legal de aquisição. Além do Monjauro, com o homem também foram apreendidos 4 celulares sem notas fiscais.

Segundo a Polícia Federal, a venda desse medicamento é permitida apenas para pessoas físicas que apresentem a documentação exigida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tanto para importação como para uso próprio do produto. Diante desses elementos, o indivíduo foi autuado pelos crimes de descaminho e contrabando.
Remédio para diabetes
Tanto o Monjauro como o Ozempic são remédios receitados para pessoas com diabetes, mas é usado off label para perder peso. Entretanto, o primeiro é mais caro do que o segundo, e chega a ser vendido a cerca de US$ 1 mil nos Estados Unidos.
Mesmo que tenha sido aprovado pela Anvisa em setembro de 2023, o Mounjaro ainda não é vendido no Brasil, diferente de outros países ao redor do mundo em que o medicamento pode ser encontrado em farmácias.
Ver todos os comentários | 0 |