Fechar
GP1

Internacional

Médico doa rim à mulher e pede órgão de volta ao acusá-la de traição nos EUA

A corte rejeitou o pedido, visto que tecidos humanos não são considerados um bem matrimonial.

Em 2001, a mulher do clínico Richard Batista precisou de um transplante de rins, fazendo ele doar o próprio órgão para a esposa. Contudo, oito anos depois, em 2009, o casamento chegou ao fim, resultando na tentativa do marido de fazer a mulher devolver o órgão como parte de um acordo para o divórcio. Embora tenha ocorrido há mais de 15 anos, o caso de um médico dos Estados Unidos continua ganhando atenção da mídia internacional devido o interesse do público em razão do desfecho surpreendente.

A solicitação de Richard Batista veio a público em fevereiro de 2009. A corte que julgou o caso rejeitou o pedido, alegando que “tecidos humanos” não eram considerados um “bem matrimonial”, assim, não podiam ser redistribuídos entre as partes, diferentemente do que ocorre com casas e carros.


Foto: Reprodução/ Redes sociaisRichard Batista  e Dominic Barbara
Richard Batista e Dominic Barbara

Na época da doação de Batista, Dominic Barbara tinha acabado de acabara passar por sua segunda cirurgia de transplante, mas sem sucesso. Os problemas de saúde da mulher afetavam diretamente o relacionamento entre o casal e em 2005, ela decidiu pedir o divórcio definitivo. As negociações em torno do rompimento já duravam quatro anos quando o norte-americano pediu que a ex-companheira devolvesse o rim ou o equivalente em dinheiro, por ele estimado em US$ 1,5 milhão.

Batista explicou que tornou o caso público devido à demora na conclusão do processo, além de sua ex-mulher passar meses ou até mesmo anos inteiros sem deixá-lo ver os três filhos do casal, que tinham então 8, 11 e 14 anos. “Este é meu último recurso. Não queria fazê-lo de maneira pública”, disse o homem. Ele também argumentou que a ex-parceira o traiu com um fisioterapeuta.

A mulher negou a acusação, já o fisioterapeuta foi à Justiça afirmando ter apenas uma relação de amizade com Dominic.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.