Fechar
GP1

Internacional

Atriz denuncia mudança de gênero em passaporte após ordem de Trump

Quando solicitou um novo documento ao retornar aos Estados Unidos, ela notou a mudança no gênero.

A atriz Hunter Schafer, conhecida por seu papel como Jules na série Euphoria da HBO e por sua participação em Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, compartilhou recentemente uma experiência pessoal. Em um vídeo, ela revelou que, ao renovar seu passaporte, o gênero foi alterado de "feminino" para "masculino", devido a uma ordem executiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que determinou que apenas os gêneros masculino e feminino seriam reconhecidos oficialmente no país.

Hunter, que é uma das atrizes trans mais proeminentes de Hollywood, explicou que essa não é a primeira vez que seus documentos de identidade foram modificados, mas que isso não acontecia desde a sua adolescência, quando obteve sua primeira carteira de motorista e o gênero em seus documentos foi marcado como "feminino". No entanto, ela mencionou que, recentemente, seu passaporte, válido por vários anos, foi roubado enquanto estava em Barcelona gravando para um projeto. Quando solicitou um novo documento ao retornar aos Estados Unidos, ela notou a alteração no marcador de gênero.


Foto: Reprodução/ InstagramAtriz Hunter Shafer
Atriz Hunter Shafer

"Fui à Agência Federal de Passaportes em Los Angeles e fiz o pedido. Já havia feito isso antes, então o processo parecia normal. Preenchi tudo como sempre fiz, coloquei 'feminino'. Mas, quando fui retirar o passaporte, vi que o marcador havia sido alterado para 'masculino'", relatou Hunter. A atriz afirmou que não compartilhou essa experiência para "criar drama ou receber consolo", mas para alertar sobre a realidade da situação e como essa mudança reflete as políticas de identidade de gênero nos Estados Unidos sob a administração Trump.

Hunter destacou que nunca alterou sua certidão de nascimento e, por isso, acreditava que as agências responsáveis por passaportes não teriam motivos para modificar seu gênero em documentos, especialmente sem uma mudança oficial de sua certidão. "Nunca imaginei que Trump fosse implementar essa ordem executiva. Isso realmente me pegou de surpresa", disse.

Embora Schafer tenha deixado claro que o marcador de gênero em seu passaporte não muda sua identidade ou transgeneridade, ela explicou que isso pode tornar a vida mais difícil para ela e para outras pessoas trans. "Eu sei que vou ter que me expor para agentes da patrulha de fronteira sempre que viajar, e isso vai gerar situações complicadas e desnecessárias. Não é só sobre a minha circunstância, mas sobre a dificuldade que outras pessoas trans também podem estar enfrentando", afirmou.

A atriz concluiu sua mensagem sobre a comunidade trans: "As pessoas trans são lindas. Nunca vamos parar de existir. Eu nunca vou deixar de ser trans, e uma letra no passaporte não vai mudar isso. E foda-se essa administração", expressou Schafer, reafirmando seu compromisso com a autenticidade e a luta pelos direitos da comunidade trans.

Hunter Schafer reforçou que, embora não tenha uma resposta definitiva sobre o que fazer em relação à situação, achou importante compartilhar sua experiência.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.