Nesse último sábado (21), aconteceu a DOPE Festival, na zona leste de Teresina, evento que evidenciou os gêneros musicais Rap e Trap e contou com a presença de artistas locais, assim como de notoriedade nacional.
Froid, rapper famoso nacionalmente, e artistas nordestinos como, Felinho Nordestino, de Teresina e Matheusinho, de São Luís, apresentaram-se nos shows da última DOPE. O evento está sendo organizado, atualmente, pelos produtores Caio das Neves e Matheus Diniz.
Em entrevista ao GP1, Caio das Neves relatou como o gênero musical está se expandido na Capital. "O gênero musical vai além de uma expressão artística, pois é carregado de força política e cultural, visto que apresenta, através da letra das canções, críticas sociais a temas importantes, como racismo e violência. O cenário musical do gênero em Teresina ainda é escasso,e conta com poucos eventos, mas aos poucos isso está mudando", contaram os produtores.
Caio das Neves lembrou ainda que sentia falta de eventos voltados para o rap. “Em 2016, organizei um campeonato de skate, gratuito, para apresentar a cultura do rap pro público”, disse o jovem. A DOPE Festival já está na quinta edição e já contou com nomes do rap nacional, como Djonga, Sant, Cynthia Luz e Froid, porém, como o de costume, também traz artistas locais, o que é de suma relevância para fomentar a cultura do rap em Teresina.
Felinho, rapper piauiense, apontou que "a participação de artistas locais é de extrema importância para a expansão da cultura piauiense, tendo em vista que nas letras são utilizadas expressões da região e temas pertencentes ao estado", ressaltou o rapper, que continuou: "consegui viajar o país através das batalhas de rap, que me deram visibilidade nacional, com o 'Rap do Nescau', que foi uma paródia que viralizou na internet”, finalizou.
Ver todos os comentários | 0 |