Fechar
GP1

Eleições 2024

Eleitores não poderão ser presos a partir desta terça-feira no país

A restrição está prevista na Lei 4.737/1965, do Código Eleitoral e é válida até o próximo dia 08.

A partir desta terça-feira (1º) nenhum eleitor poderá ser preso ou detido no Brasil, salvo em casos de flagrante delito, desrespeito a salvo-conduto e sentença criminal condenatória por crime inafiançável. A restrição está prevista na Lei 4.737/1965, do Código Eleitoral e é válida até o próximo dia 08 de outubro.

A medida tem como presunção o Princípio das Garantias Eleitorais, baseado na tese de que ninguém poderá impedir ou atrapalhar o direito do cidadão de votar.


Foto: Alef Leão/GP1Urna eletrônica
Urna eletrônica

Segundo turno

Em caso de segundo turno, a proibição da prisão de eleitor passa a valer a partir do dia 22 de outubro e vai até 48 horas depois do encerramento da votação nas Eleições 2024.

Em caso de ilegalidade na prisão do eleitor, o juiz competente deverá relaxá-la imediatamente e responsabilizar a autoridade policial. A legislação também pune atos de interferência do poder econômico e de desvio ou abuso do poder de autoridade que prejudicarem o eleitor.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.