Nesta terça-feira (03), o ex-ministro da Integração Nacional do Brasil, Ciro Gomes, publicou um vídeo nas redes sociais se pronunciando a respeito do “ajuste fiscal” anunciado pelo Governo Lula na última semana.
Ciro Gomes afirmou que o texto é uma das “maiores falácias” que ele já viu, pois na prática, é apenas um aumento no “arrocho” do salário mínimo, "afetando diretamente os mais pobres, os aposentados, e todos que recebem, por exemplo, o BPC, como crianças autistas”, disse o ex-ministro.
Ele se referiu ao pacote de ações que visam conter as despesas do governo, como o fim dos supersalários no serviço público e a reforma da previdência dos militares. Segundo Fernando Haddad, ministro da Fazenda, o pacote terá como consequência a economia de R$ 70 bilhões em dois anos.
As medidas ainda dependem da aprovação pelo Congresso Nacional. Contudo, o maior contrapondo político ao corte de gastos é a questão do reajuste na tabela do Imposto de Renda, onde pretende-se isentar quem ganha mensalmente até R$ 5 mil, cumprindo assim uma “promessa” de campanha do presidente Lula.
Por se tratar de uma PEC, o texto precisará receber apoio de pelo menos dois terços dos deputados para que seja aprovado na Câmara.
Ver todos os comentários | 0 |