Fechar
GP1

Economia e Negócios

Pix agora pode ser usado para pagar boletos, determina Banco Central

Essa mudança elimina a necessidade de esperar pela compensação, que pode durar até três dias úteis.

O Banco Central (BC) anunciou uma mudança no sistema de pagamentos no Brasil, aprovando uma nova regulamentação que altera arranjo de pagamentos dos boletos bancários. A medida, que entrou em vigor nesta segunda-feira (3), tem como objetivo modernizar o sistema de boletos, aumentar a eficiência das transações e reforçar segurança das operações financeiras.

A principal inovação é a possibilidade de pagar boletos bancários por meio de pagamentos instantâneos, o Pix. Agora os boletos bancários poderão ser pagos com o uso de um QR Code incorporado diretamente no documento, permitindo que os consumidores efetuem o pagamento de forma instantânea por meio de seus aplicativos bancários. Essa mudança elimina a necessidade de esperar pela compensação, que pode durar até três dias úteis no sistema bancário tradicional.


Foto: GP1Pix
Pix

Segundo Otávio Ribeiro Damaso, diretor de Regulamentação do BC, um dos principais avanços da nova norma é a possibilidade de apresentar boletos de forma que permitam o pagamento por meio de outros arranjos autorizados pelo Banco Central, como o Pix.

Ricardo Vieira Barroso, chefe de divisão no Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, também destacou os benefícios dessa nova modalidade. Segundo ele, a ideia é modernizar o boleto bancário, proporcionando mais segurança e conveniência tanto para o pagador quanto para o recebedor dos recursos. A nova regulamentação também pode ampliar a competitividade no setor de pagamentos, permitindo que diferentes sistemas de pagamento possam ser utilizados para a quitação das cobranças.

Além da opção de pagamento via Pix, a nova regulamentação também introduz o conceito do boleto dinâmico. Esse novo tipo de cobrança poderá ser vinculado a ativos financeiros registrados em sistemas autorizados pelo Banco Central, permitindo que a titularidade do pagamento seja ajustada automaticamente, caso o ativo envolvido seja negociado.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.