O real é uma das moedas que mais perdeu o valor em relação ao dólar em 2024. No ranking, a moeda brasileira superou o peso argentino e a moeda japonesa quando o assunto é desvalorização comparada ao dólar. A informação foi divulgada pela agência classificadora de risco Austin Rating, baseada em dados do Banco Central do Brasil (BC).
A queda no valor do real chegou a 11,4% nesta quarta-feira (19), fazendo com que o dólar comercial nesse mesmo dia chegasse a R$ 5,48. Por conta disso, no ranking de 118 países, a moeda brasileira é a 5ª colocada entre as que mais se desvalorizaram. Anterior a esse levantamento, o real ainda ocupada a 7ª posição.
Algumas das justificativas para a crescente valorização do dólar em detrimento da desvalorização da moeda brasileira é a taxa básica de juros dos Estados Unidos, o resultado da balança comercial brasileira, e também as preocupações em relação ao quadro fiscal do país.
Um fator que também pode influenciar no crescimento do valor de mercado do dólar é a interrupção de novos cortes de juros pelo Banco Central.
Confira as cinco moedas que mais perderam valor comparado ao dólar
No ranking elaborado pela Austin Rating, a Nigéria lidera o ranking da moeda que mais se desvalorizou comparado ao dólar, com perda de 41,3%. Atrás dela estão o Egito, Suão do Sul, Gana e Brasil, com perdas de 35,20%, 29,90%, 20,90% e 11,40%, respectivamente.
Ver todos os comentários | 0 |