A empresa chinesa de moda rápida, Shein, conquistou os consumidores brasileiros online e atualmente vende mais do que a rede Marisa, que possui lojas físicas em todo o país. De acordo com estimativas do banco BTG Pactual, enquanto a Shein faturou R$ 7 bilhões no Brasil em 2022, a Marisa registrou vendas de "apenas" R$ 3,2 bilhões. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo na sexta-feira (09).
Fundada em 2008 na China, a Shein mantém sua sede em Singapura. A empresa lança cerca de 2 mil novas peças diariamente, porém, não divulga seus ganhos globais ou locais. O BTG Pactual estima que a Shein tenha vendido US$ 30 bilhões em 2022, equivalente a R$ 147 bilhões. Em comparação, a empresa espanhola Inditex, controladora da Zara, uma concorrente considerada "premium" por muitos brasileiros, registrou um faturamento de € 32,6 bilhões, equivalente a R$ 171 bilhões.
As vendas da Shein aumentaram em 250% em relação a 2021, quando a empresa faturou R$ 2 bilhões no Brasil, enquanto os varejistas locais tiveram um crescimento entre 10% e 25%. Além da Marisa, a empresa chinesa superou outros varejistas em termos de crescimento de vendas. Em 2022, a receita bruta da Guararapes, empresa controladora da rede Riachuelo, foi de R$ 8,6 bilhões, enquanto a C&A registrou uma receita de R$ 8,2 bilhões no mesmo ano.
Segundo Eugênio Foganholo, consultor em varejo da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, "a Marisa é uma das que mais sofre com o sucesso da Shein". Ele acrescentou que essa competição deve se intensificar ainda mais agora, com a Shein iniciando a produção no Brasil. A Marisa enfrenta uma crise financeira há mais de dez anos e, em março, anunciou o fechamento de 91 de suas lojas físicas até junho, como parte de uma reestruturação financeira.
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