A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26), que a bandeira tarifária do mês de junho será verde. Sendo assim, não haverá cobrança extra na conta de energia no mês que vem.
Nos meses de abril e maio, a bandeira tarifária ficou na cor vermelha, ou seja, os consumidores pagaram uma taxa extra de R$ 3 a cada 100 kmWh consumidos. Segundo a Aneel, "os fatores que contribuíram para o retorno da bandeira verde foram a maior afluência das vazões que chegaram aos reservatórios das hidrelétricas em maio de 2017 e a perspectiva de redução do consumo de energia elétrica."
O diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, afirmou em abril que a tendência era que a bandeira tarifária continuasse vermelha até novembro. Isso porque as regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde estão as principais hidrelétricas do país, já estavam entrando no período seco, que dura até o mês de novembro.
- Foto: Divulgação Bandeira tarifária
A evolução das cores da bandeira tarifária indica que o custo de produção de energia no país aumentou nos últimos meses. Isso está relacionado com a chuva abaixo do previsto, o que acaba reduzindo o armazenamento de água nos reservatórios das hidrelétricas ou fazendo com que esse armazenamento suba menos que o esperado.
De acordo com o G1, a bandeira fica verde quando há pouca ou nenhuma necessidade de geração de energia por termelétricas. Se essa necessidade aumenta um pouco, a bandeira fica amarela, e passam a ser cobrados R$ 2 dos consumidores a cada 100 kWh consumidos.
Ver todos os comentários | 0 |