Quando Ja’Kobi Moore decidiu se inscrever em uma escola particular de ensino médio este ano em sua cidade natal, Nova Orleans, ela descobriu que precisava de pelo menos uma carta de recomendação de um professor. Ela nunca tinha pedido uma, então procurou ajuda.
“Carta de recomendação do professor”, ela digitou na barra de pesquisa do TikTok.
Moore, 15, rolou a tela do TikTok até encontrar dois vídeos: um explicando como pedir aos professores uma carta de recomendação e o outro mostrando um modelo para uma. Ambos foram feitos por professores e eram mais fáceis de entender do que um resultado de pesquisa do Google ou um vídeo do YouTube, disse Moore, que planeja conversar com seus professores este mês.
O TikTok é conhecido por seus vídeos virais de dança e música pop. Mas para a Geração Z, o aplicativo de vídeo, cada vez mais, também é uma ferramenta de busca.
Mais e mais jovens estão usando o poderoso algoritmo do TikTok - que personaliza os vídeos mostrados a eles com base em suas interações com o conteúdo - para encontrar informações adaptadas aos seus gostos. Essa personalização se combina com a sensação de que pessoas reais no aplicativo estão sintetizando e fornecendo informações, em vez de sites que não têm rosto.
No TikTok, “você vê como a pessoa realmente se sentiu onde comeu”, disse Nailah Roberts, 25 anos, que usa o aplicativo para procurar restaurantes em Los Angeles, onde mora. Uma longa resenha escrita de um restaurante não consegue capturar seu ambiente, comida e bebidas como um clipe pequeno pode, ela disse.
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