Pesquisadores do Instituto para Biologia de Célula-Tronco e Medicina Regenerativa em Bangalore, na Índia, demonstraram que o leite de uma única espécie de barata, Diploptera puncata, é altamente nutritivo.
Nesta espécie, ao invés da reprodução ocorrer com ovos, ela acontece por meio de embriões que crescem e se desenvolvem num órgão especializado dentro da mãe, que os alimenta com o leite que, quando é ingerido pelos embriões, se transforma em cristais.
- Foto: International Union of CrystallographyLeite de barata é mais nutritivo que o de vaca
A substância foi analisada por meio de um pequeno corte no intestino médio dos embriões feito pelos pesquisadores. O resultado do estudo aponta que o leite da barata possui três vezes mais energia que o das vacas e é formado por gorduras, açúcares e proteínas.
Quando questionado se o alimento pudesse ser uma alternativa para humanos no futuro, o bioquímico e pesquisador Ramaswamy disse que o leite de barata “tem um gosto que não se parece com nada em especial”, segundo um amigo que experimentou e que o maior desafio é convencer os humanos a consumir algum produto que tenha leite de barata. "Não acho que alguém vai gostar se você disser: Nós extraímos cristais de uma barata e isso será comida", disse.
De acordo com o G1, as baratas poderiam dificultar a extração do material por não terem mamilos e não há nada comprovado se o leite pode ser tóxico para seres humanos. "Eu posso vê-lo [leite de barata] em bebidas de proteína", completou Ramaswamy.
Ver todos os comentários | 0 |