A Polícia Militar do Ceará (PM-CE) resgatou 46 pássaros silvestres, na manhã dessa quinta-feira (21), em um sítio situado na zona rural de Várzea Alegre, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado. Operação foi realizada por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA).
O resgate foi possível graças a uma denúncia anônima aos policiais militares que afirmava haver um indivíduo que estaria mantendo em cativeiro diversos animais silvestres sem autorização. Ao chegar ao local, uma equipe do BPMA confirmou o relato e encontrou os pássaros na varanda de duas residências.
Na primeira residência foram apreendidos 37 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em gaiolas por um homem de 62 anos. Já no segundo local, foram localizados e apreendidos 10 pássaros silvestres mantidos por outro homem 47 anos, totalizando 46 animais resgatados, algumas das espécies já identificadas são: dois Cardeis-do-nordeste, sete Tico-tico-rei-cinza, seis Bicos de Prata, dois Bigodeiros, sete Golas, 13 Papa Capim, dois Azulões, dois Sabiás, um Sanhaçu, um Tiziu, dois Fura Manga e um Bico de Osso.
Os indivíduos identificados como responsáveis por manter os animais silvestres sem autorização para criar as aves, foram conduzidos a Delegacia Regional de Iguatu, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi realizado um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) por criação ilegal de animais silvestres. Os pássaros resgatados serão devolvidos a natureza após serem encaminhados e passarem pelos cuidados da ONG BiodiverSe.
Ver todos os comentários | 0 |