Um bebê de 1 ano e 4 meses, vítima de tráfico internacional de pessoas, foi resgatado pela Polícia Federal (PF) nessa segunda-feira (24), no âmbito da operação Pérola. Ele foi levado ainda recém-nascido para Portugal no final de 2023, e foi repatriado após a ação das autoridades.
Segundo informações da corporação, a operação é resultado de uma investigação encabeçada pela Delegacia da Polícia Federal de Campinas, em São Paulo. O órgão recebeu uma denúncia da Promotoria de Justiça em Valinhos, em que foi identificada uma ação criminosa voltada para o tráfico internacional de recém-nascidos para a Europa.

Os crimes ocorreram na região de Campinas, no final de 2023. Após localização do bebê, a Assistência Social de Portugal o encaminhou para uma família que prestou acolhimento temporário, até que se confirmasse se ele era ou não português. A criança ainda chegou a ter os documentos falsificados, e após confirmação da nacionalidade brasileira, uma ordem judicial determinou a repatriação do bebê ao Brasil.
Dessa forma, policiais federais brasileiras foram a Portugal, onde passaram alguns dias com o bebê e a família acolhedora. E já na chegada ao Brasil, em conformidade com decisão da Justiça Estadual de Valinhos, o bebê foi encaminhado à uma instituição que promove acolhimento familiar.
Ver todos os comentários | 0 |