O Instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta quarta-feira (27), um levantamento que revela uma queda na aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela primeira vez desde o início da pesquisa, a desaprovação supera a aprovação fora da margem de erro. Segundo os dados, 46,1% dos brasileiros aprovam o governo, enquanto 51% o desaprovam. Outros 2,9% não souberam ou não quiseram responder.
Em relação ao levantamento anterior, divulgado em julho deste ano, houve um aumento de três pontos percentuais na desaprovação, enquanto a aprovação registrou uma queda de 1,1 ponto percentual.
A pesquisa também analisou a percepção geral da gestão. Para 32,6% dos entrevistados, o governo é considerado ótimo ou bom; 24,2% o avaliam como regular; e 42,3% o classificam como ruim ou péssimo. Entre esses, o percentual de quem avalia a gestão como péssima atingiu 31,3%, o maior índice registrado.
O principal motivo para a queda na popularidade está relacionado à economia. O levantamento aponta que 30,5% dos entrevistados acreditam que a situação econômica do país piorou, um aumento significativo em relação ao último resultado, que foi de 25,5%. Por outro lado, o percentual de pessoas que acreditam em uma melhora na economia caiu de 45% para 43,9%.
Ver todos os comentários | 0 |