O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indicou dois ministros para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), nesta quarta-feira (6). Os escolhidos foram os desembargadores José Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG), e Teodoro Santos, do TJ do Ceará (TJ-CE).
A disputa pelas vagas já durava há algum tempo. Os nomes indicados hoje estavam em uma lista com quatro nomes, que foi formada em agosto, durante sessão que contou com a presença de 30 ministros em exercício. Os nomes eram de Carlos Vieira von Adamek, Elton Leme, além dos dois que foram indicados na tarde desta quarta.
Teodoro Santos
Teodoro Santos é o único homem negro e nordestino da disputa. Sua candidatura era apoiada pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), e pelo ministro Raul Araújo, do STJ, que votou contra condenar Jair Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação no julgamento que resultou na inelegibilidade do ex-presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Teodoro é natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, cidade que fica a aproximadamente 507 quilômetros de Fortaleza, capital do estado. Ele é bacharel em ciências jurídicas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tem especialização em direito processual penal pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua como desembargador do TJCE. Também é formado em direito constitucional pela Unifor, além de ter mestrado em direito constitucional pela mesma instituição.
José Afrânio Vilela
José Afrânio Vilela é mineiro e integra o Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Ele teve o apoio do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Nascido em Ibiá, cidade do interior de Minas Gerais, José tem 62 anos e, desde 1985, é formado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Em 1989, ingressou na magistratura, passando pelas Comarcas de Resende Costa, Bom Sucesso, Contagem e Belo Horizonte. Em 2005, foi promovido ao cargo de desembargador.
Ver todos os comentários | 0 |