O Governo Federal liberou R$ 200 milhões para combater a gripe aviária no país, que já atingiu 110 aves, sendo a maioria migratórias. A medida foi aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (27) e segue para o Senado.
O crédito extraordinário está sendo usado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. O ministro Carlos Fávaro (Agricultura) disse que a medida foi elaborada em conjunto com outros ministérios, o Ibama e a Defesa Civil.
A gripe aviária é causada por um vírus que afeta principalmente as aves, mas pode ser transmitido para humanos em casos raros. O primeiro foco da doença no Brasil foi confirmado em junho, em uma ave silvestre em Ubatuba (SP). Depois, outros casos foram registrados no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no Rio Grande do Sul.
Segundo o ministério, não há risco ao consumo ou à exportação de produtos avícolas, pois nenhum caso foi detectado em aves direcionadas ao comércio. Apenas três aves de criação foram infectadas pelo vírus, mas eram utilizadas para a alimentação dos proprietários.
O dinheiro previsto na medida provisória serve para pagar o deslocamento de equipes do serviço veterinário oficial e da vigilância agropecuária internacional, bem como outras equipes que sejam necessárias. Pode ser usado na contratação de mão de obra, na compra de equipamentos e materiais, e na construção de barreiras sanitárias.
Ver todos os comentários | 0 |