O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deu posse a três novos ministros em uma cerimônia realizada a portas fechadas. Essa mudança ministerial incluiu Silvio Costa Filho (Republicanos-CE), que assumirá o comando do Ministério de Portos e Aeroportos, André Fufuca (PP-MA), encarregado do Ministério dos Esportes, e Márcio França (PSB-SP), que liderará o recém-criado Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa.
Nessa realocação, Fufuca substituirá a ex-ministra Ana Moser, renomada ex-atleta olímpica e ativista na área esportiva, enquanto Silvio Costa Filho assumirá o posto anteriormente ocupado por Márcio França.
Essas mudanças ministeriais representam a entrada dos partidos Republicanos e Partido Progressista (PP) no alto escalão do governo. Essa inclusão, teoricamente, deve ampliar a margem de votos pró-governo na Câmara, já que ambos os partidos possuem significativas bancadas parlamentares. É importante notar que essa cerimônia foi realizada de maneira discreta, diferentemente da última troca ministerial na Esplanada, que marcou a posse de Celso Sabino no Ministério do Turismo.
O novo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte cuidará das políticas, programas e ações de apoio a esses temas. Segundo Márcio França, a criação da pasta é um sonho antigo do presidente Lula.
“O presidente relembrou que essas empresas, hoje, têm mais de 50% do PIB, que elas têm muita dificuldade para financiamento e que as pessoas não têm aonde recorrer. Geralmente, quando vão para o MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio] são empresas grandes, que tem estrutura. As pequenas, as médias, elas realmente não têm muito a quem se apegar”, disse França.
Ver todos os comentários | 0 |