Fechar
GP1

Brasil

Senado Federal aprova auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência

O projeto prevê que o auxílio-aluguel seja pago às vítimas por um período de até seis meses.

O Plenário do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) Nº 4.875/2020, que prevê o pagamento de benefício por até seis meses para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, que precisam ser afastadas do lar.

A matéria altera a Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), acrescentando, no Art. 23, o inciso VI: “conceder à ofendida auxílio-aluguel, com valor fixado em função de sua situação de vulnerabilidade social e econômica, por período não superior a 6 (seis) meses”.


Além disso, a matéria prevê que o pagamento do aluguel deve ser concedido por um juiz, que as despesas com o pagamento desse auxílio, serão custeadas com recursos oriundos de dotações dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que são originalmente destinados à assistência social.

O projeto agora segue para sanção.

Pesquisas sobre violência doméstica e familiar

O DataSenado realiza uma pesquisa em conjunto com o Observatório da Mulher contra a Violência. Na última edição, publicada em dezembro de 2021, os números apontaram que 27% das brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar praticada por um homem.

Além disso, 86% das brasileiras acreditam que houve aumento na violência cometida contra pessoas do sexo feminino no último ano, aumento de 4 pontos percentuais em relação ao apurado na edição anterior, em 2019.

Veja o estudo completo, clicando aqui.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.