Nesta quarta-feira (01), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) derrubou a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aviões no Brasil. A decisão foi tomada por unanimidade durante a primeira reunião ordinária do ano da diretoria do colegiado da agência reguladora.
De acordo com a medida, o uso das máscaras passará a ser uma recomendação e não mais uma obrigatoriedade. O uso obrigatório de máscaras ficou em vigor no país entre 2020 e agosto de 2022, quando foi abolido, mas voltou a ser implementado em novembro do ano passado.
Diante do cenário de redução de casos e óbitos por Covid-19, a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou hoje (1º/3), por unanimidade, a flexibilização do uso de máscaras faciais em aeroportos e aeronaves. Com a medida, o uso passará a ser uma recomendação. https://t.co/RfuXmUBdC9 pic.twitter.com/qtNPnNcyFo
— Anvisa (@anvisa_oficial) March 1, 2023
O diretor Daniel Meirelles Fernandes Pereira ressaltou que a Anvisa “segue forte, vigilante e comprometida com sua nobre missão de proteger a saúde de todas as pessoas, adotando as ações necessárias nas situações de recrudescimento ou de arrefecimento da Covid-19, sempre com vistas à melhoria do bem-estar social da população brasileira e em prestígio da vida”.
Segundo a Anvisa, as seguintes medidas permanecem em vigor no país: desembarque de passageiros por fileiras; impedimento de viagens para casos confirmados de covid-19; exigência de limpeza e desinfecção de ambientes e aparelhos de ar-condicionado; e avisos sonoros sobre o uso de máscara em aeroportos e aeronaves.
Ver todos os comentários | 0 |