O deputado federal Márcio Macêdo (PT-SE), integrante da equipe de transição, enviou à Câmara um projeto de lei para proibir o uso político de símbolos brasileiros, como a bandeira e o hino. De acordo com Macêdo, a limitação evitaria “banalização e desgaste desnecessário”.
No projeto, o parlamentar citou a última eleição, segundo ele houve uma “banalização da bandeira”. A proibição proposta é válida para todos os partidos, ou seja, nem mesmo Lula poderia utilizar a bandeira e o hino em propagandas presidenciais.
“É o que temos visto ultimamente nas eleições, quando determinados grupos se utilizam de símbolos nacionais para gerar a divisão entre os brasileiros, propagar o ódio, a discórdia e as notícias falsas, até mesmo para fazer apologia ao nazismo, de cuja derrota o Brasil participou de forma tão heroica em solo europeu, sob o manto de nossa bandeira”, afirmou o deputado petista.
Publicado em 8 de novembro, o texto destaca a chegada da Copa do Mundo no Catar para basear a ideia de pacificação e união sob uma única bandeira. Atualmente, protestos em todo o Brasil que contestam o resultado das eleições também são ilustrados com a bandeira nacional.
Ver todos os comentários | 0 |