O Senado aprovou, nessa terça-feira (13), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa dar descontos no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial urbana (IPTU), baseados em critérios ambientais. Apelidado de IPTU verde, a medida visa aplicar descontos em imóveis com alternativas sustentáveis.
Entre os critérios colocados na PEC, estão: reaproveitamento de água da chuva, reuso da água servida, grau de permeabilização do solo e utilização de energia renovável do imóvel. As partes da residência que possuem vegetação nativa preservada não terão cobrança do imposto.
Este último ponto será aplicado apenas 180 dias após entrada em vigor da PEC, para que haja tempo para a regulação do assunto pelos municípios. O projeto deve seguir para análise da Câmara dos Deputados.
De acordo com a relato Eliziane Gama (Cidadania-MA), o objetivo da proposta “é estabelecer critérios ambientais para a redução da alíquota do IPTU, de modo a incentivar os proprietários-contribuintes de imóvel urbano a adotar comportamentos ecologicamente compatíveis com a sustentabilidade”, declarou.
Ver todos os comentários | 0 |