A partir desta segunda-feira (22) academias irão retornar ao seu funcionamento de forma gradual no Maranhão, após a medida de flexibilização do governador Flávio Dino (PCdoB), que também estabeleceu a volta bares e restaurantes a partir do dia 29 de junho, todos obedecendo a protocolos sanitários.
O anúncio foi feito por Flávio Dino durante uma entrevista coletiva por meio de videoconferência na última sexta-feira (19). Conforme o chefe do executivo maranhense , mesmo com a reabertura, os estabelecimentos estarão sempre em constante fiscalização.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Flávio Dino
“É importante manter a vigilância. Temos que trilhar o caminho do bom senso. Nem aderir a visões catastróficas, nem considerar que o perigo já passou. A linha do Governo do Maranhão é da ponderação, do equilíbrio. Mantemos uma atitude cautelosa, viabilizando a retomada gradativa das atividades públicas e privadas porque essa é uma necessidade objetiva, observando sempre os parâmetros sanitários”, disse Flávio Dino.
Treinos de futebol
A retomada dos treinos dos times maranhenses de futebol ocorrerão a partir do mês de julho e a volta dos jogos no mês de agosto. Ainda segundo Dino, as demais modalidades esportivas ainda não têm uma data para o retorno.
Volta às aulas
Outro ponto destacado foi as aulas presenciais nas instituições de ensino que estão fixadas para retornarem a partir do dia 1º de agosto deste ano. “Se houver algum retrocesso, que eu espero que não ocorra e luto para que não ocorra, essa data pode ser modificada”, explicou Flávio Dino.
- Foto: Lucas Dias/GP1Governador Flávio Dino
Os protocolos pedagógicos das escolas municipais serão definidos pelas prefeituras, enquanto nas universidades e faculdades privadas os protocolos pedagógicos serão definidos pelos colegiados superiores.
Outra medida anunciada por Flávio Dino, foi a possibilidade de oferta aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, se desejarem, fazerem o 4º ano do Ensino Médio em 2021, devido aos prejuízos estudantis causados pela pandemia do novo coronavírus.
Casos confirmados e mortes
O Maranhão atingiu a marca de 69.673 casos do novo coronavírus, 1.684 mortes por Covid-19 e possui 46.017 pessoas recuperadas, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em 24 horas foram confirmados 1.173 novos casos da doença.
De acordo com a SES, 21.972 casos estão ativos no estado. Deste número, 20.923 cumprem isolamento social, 659 estão internados em leitos clínicos e 390 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Taxa de contágio
Flávio Dino também afirmou que o Maranhão é um dos estados brasileiros que apresenta a menor taxa de contágio. Uma parceria entre a Secretaria de Saúde e pesquisadores universitários está coordenando o inquérito sorológico, que tem como objetivo aferir novos indicadores decisivos para a adoção de medidas adequadas para manter baixa a taxa de contágio do coronavírus no estado.
Leitos
Com a redução da taxa de contágio, começou, em São Luís, o planejamento para a devolução dos prédios privados. “Gradativamente, estamos devolvendo os prédios privados, pois há custo do dinheiro público. Estamos retomando os serviços estaduais de cirurgias e ambulatórios.
Os leitos não irão fechar. Eles estão sendo destinados a outras especialidades e aos municípios que, neste momento, sofrem com maior incidência do coronavírus”, finalizou o governador.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Saiba como vai funcionar a abertura das atividades econômicas no Maranhão
Flávio Dino libera funcionamento de shoppings dia 15 de junho
Ver todos os comentários | 0 |