O presidente da República, Michel Temer (MDB) anunciou na tarde deste sábado (17) a criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública, após reunião no Rio de Janeiro (RJ) com autoridades. Temer afirmou que pretende criar a pasta nas próximas semanas.
- Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão ConteúdoMichel Temer
Em entrevista de poucos minutos à imprensa após o término da reunião, Temer declarou apenas que a nova pasta somente vai coordenar ações de segurança, "sem invadir as competências dos estados".
A reunião durou cerca de uma hora no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, e contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão (MDB), do general do Exército Walter Souza Braga Netto, interventor federal, do prefeito da capital, Marcelo Crivella (PRB), do presidente do Tribunal de Justiça, Milton Fernandes e do procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem.
Temer informou que já conversou sobre a criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública com o deputado federal Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, e com o senador Eunício Oliveira (MDB), presidente do Senado.
Intervenção Federal no RJ
Nesta sexta-feira (16), Michel Temer assinou decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou que cerca de 25 mil a 30 mil militares vão ser disponibilizados para atuar no estado e que o Exército utilizará tanques e fará bloqueios em ruas e varreduras em presídios.
Ver todos os comentários | 0 |