Fechar
GP1

Fazer musculação diminui o estado inflamatório do corpo

Manter uma rotina de exercícios de força também contribui para a regulação de hormônios importantes.

A prática regular de musculação tem inúmeros benefícios para a saúde, sendo um dos mais importantes a capacidade de reduzir o estado inflamatório do corpo. Quando os músculos são estimulados de maneira adequada durante o treinamento de força, ocorre a liberação de substâncias chamadas miocinas, que têm propriedades anti-inflamatórias.

Essas substâncias ajudam a combater a inflamação crônica, que está associada a diversas doenças, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares.

Foto: Divulgação/AscomCom Dona Lídia Neiva na aplicação da Musculação Terapêutica
Com Dona Lídia Neiva na aplicação da Musculação Terapêutica

Além disso, a musculação melhora a sensibilidade à insulina, o que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e diminui a inflamação causada pela resistência à insulina. Outro ponto é que o fortalecimento muscular promove uma melhor circulação sanguínea, facilitando a remoção de toxinas e reduzindo processos inflamatórios no organismo.

Manter uma rotina de exercícios de força também contribui para a regulação de hormônios importantes, como o cortisol, que em excesso pode aumentar a inflamação. Dessa forma, a musculação não apenas fortalece o corpo, mas também atua como um poderoso aliado no combate à inflamação, promovendo um ambiente interno mais saudável e equilibrado.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.