O objetivo da imagem acima é realmente chocar nossos leitores, é causar impacto. Isso se faz necessário, pois o número de pessoas que morrem por doenças cardiovasculares é alarmante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1.100 pessoas morrem por dia por doenças cardiovasculares, problemas do coração e da circulação. Isso significa que cerca de 46 pessoas morrem por hora, e uma pessoa morre a cada 1,5 minuto. Só em 2022, foram registradas mais de 190 mil mortes por paradas cardiorrespiratórias.
Esses índices poderiam ser atenuados caso a população melhorasse seus hábitos de vida, ou seja, praticasse mais atividade física e adotasse hábitos alimentares saudáveis. Alguns fatores de risco para esse tipo de doença, como a idade e a herança genética, não podem ser mudados. Quanto mais avançada a idade, maiores são os riscos, assim como a chance de ter a doença aumenta se houver parentes próximos com ela.
Porém, há outros fatores de risco controláveis, como obesidade, tabagismo, sedentarismo e estresse. Esses fatores só existirão se você permitir. Estudos comprovam que acumular pelo menos 30 minutos diários de atividade física moderada já é o suficiente para diminuir significativamente esses riscos, independentemente do modelo de atividade física escolhido. É importante destacar também que uma alimentação saudável é tão importante quanto a prática de atividade física.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |