É muito comum ouvir que pessoas aparentemente saudáveis foram diagnosticadas com doenças graves por não terem apresentado febre ou qualquer dor que sinalizasse a existência de um problema a ser tratado. Isso ocorre com diversas doenças, e para evitar o diagnóstico tardio, é importante manter os exames de rotina em dia, indo ao médico mesmo sem doença aparente para a realização de check-ups.
Podemos destacar:
1. HIPERTENSÃO Também conhecida como pressão alta, afeta 33% dos brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). É diagnosticada quando a pressão arterial ultrapassa 140/90 mmHg, prejudicando a função do coração de distribuir o sangue.
2. OSTEOPOROSE Geralmente, essa doença é descoberta tarde, quando ocorre a fratura de um osso em caso de algum acidente. A capacidade de regeneração dos ossos diminui com o passar dos anos e, na velhice, eles ficam mais frágeis.
3. DIABETES Pelo menos 6% dos brasileiros têm diabetes, aproximadamente 12,5 milhões de pessoas. Diferentemente da diabetes do tipo 1, diagnosticada na infância, a do tipo 2 demora para apresentar sintomas. Por serem sinais considerados leves — muita sede, vontade de urinar, ganho ou perda de peso —, as pessoas vivem com essa doença durante anos sem serem diagnosticadas.
4. AIDS A Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença causada pelo vírus HIV e é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Por não ter cura, é um dos maiores problemas de saúde mundial. O contágio ocorre em transfusões de sangue e relações sexuais quando o sêmen e o sangue estão contaminados.
5. DISFUNÇÕES DA TIREOIDE São duas doenças de difícil diagnóstico: hipertireoidismo e hipotireoidismo. Apresentam baixa produção de hormônios pela tireoide ou excesso, por isso os prefixos hipo e hiper. O diagnóstico pode ser difícil, pois têm sintomas que podem ser parecidos com outras doenças.
6. DEPRESSÃO A depressão é uma doença que pode surgir por diversos motivos, e no início, os sintomas podem não ser levados a sério. Ela começa com cansaço e desânimo recorrentes, podendo aumentar para uma tristeza profunda. Pessoas depressivas nem sempre têm sintomas iguais, mas geralmente abusam de álcool, comida e ficam sedentárias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é uma doença que afeta 5,8% dos brasileiros e 4,4% da população mundial.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
Ver todos os comentários | 0 |