Com o objetivo de prestar atendimento à população em situação de risco e vulnerabilidade social, a Sasc mantém no Terminal Rodoviário Lucídio Portela, o Plantão Social de Atendimento.
Entre os principais serviços, o plantão realiza emissão do passe livre para idosos e deficientes, atendimento a migrantes, garantia de proteção social a crianças e adolescentes e orientação em relação à documentação necessária para embarque de crianças e adolescentes.
De acordo com a coordenadora, Gislene Pinheiro, a maior procura é pelo passe livre. “Muitos idosos chegam até o plantão sem documentação nenhuma. Então realizamos uma pesquisa socioassistencial para saber se as pessoas de fato se enquadram no perfil de vulnerabilidade e quando necessário, emitimos a declaração para garantir o beneficio”, destaca.
Gislene explica ainda que cada empresa de ônibus tem por obrigação reservar duas vagas gratuitas em cada veículo ou permitir 50% de desconto nas passagens. Tem direito ao beneficio idosos com renda de até dois salários mínimos.
O atendimento a migrantes é feito através de encaminhamento à rede de atendimento social.
“Alguns migrantes chegam em busca de oportunidades de emprego, outros tentando encontrar parentes. Quando não conseguimos entrar em contato com os parentes, nós entramos em contato com albergues e com o Centro Pop, que presta atendimento a pessoas em vulnerabilidade”, diz Gislene. O Plantão também realiza campanhas e palestras para a promoção de cidadania.
Entre os principais serviços, o plantão realiza emissão do passe livre para idosos e deficientes, atendimento a migrantes, garantia de proteção social a crianças e adolescentes e orientação em relação à documentação necessária para embarque de crianças e adolescentes.
De acordo com a coordenadora, Gislene Pinheiro, a maior procura é pelo passe livre. “Muitos idosos chegam até o plantão sem documentação nenhuma. Então realizamos uma pesquisa socioassistencial para saber se as pessoas de fato se enquadram no perfil de vulnerabilidade e quando necessário, emitimos a declaração para garantir o beneficio”, destaca.
Gislene explica ainda que cada empresa de ônibus tem por obrigação reservar duas vagas gratuitas em cada veículo ou permitir 50% de desconto nas passagens. Tem direito ao beneficio idosos com renda de até dois salários mínimos.
O atendimento a migrantes é feito através de encaminhamento à rede de atendimento social.
“Alguns migrantes chegam em busca de oportunidades de emprego, outros tentando encontrar parentes. Quando não conseguimos entrar em contato com os parentes, nós entramos em contato com albergues e com o Centro Pop, que presta atendimento a pessoas em vulnerabilidade”, diz Gislene. O Plantão também realiza campanhas e palestras para a promoção de cidadania.
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
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