Fechar
Colunista Brunno Suênio
GP1

Empresário e mais 16 alvos de operação do Denarc são denunciados por organização criminosa

A denúncia foi apresentada pela Promotoria de Justiça Especializada em Organizações Criminosas.

A Promotoria de Justiça Especializada em Organizações Criminosas do Ministério Público do Piauí denunciou o empresário Josimar Barbosa de Sousa, dono da Barão Veículos, e mais 16 alvos da Operação Denarc 64 pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro para a facção do Bonde dos 40. A esposa de Josimar, Teresa Cristina de Sousa Pacheco, e os filhos do casal, o dentista Caio Felipe Pacheco Fortunato e a médica ginecologista Angélica Florinda Pacheco Barbosa de Sousa, responderão pelo crime de falsidade ideológica.

Na denúncia, obtida com exclusividade pela Coluna, o Ministério Público do Piauí apontou que os investigados procuram dissimular ou ocultar a origem ilícita de bens, valores ou direitos dando-lhes aparência lícita.


Foto: Divulgação/AscomOperação DENARC 64
Operação DENARC 64

Da análise dos dados obtidos durante as investigações, pode-se notar forte esquema de lavagem do dinheiro auferido em decorrência da prática do tráfico de drogas, em favor da facção criminosa Bonde dos 40. A materialidade e a autoria do delito, segundo a denúncia, encontram-se devidamente comprovadas com base em conjunto sólido de elementos observados ao longo da fase investigativa, especialmente por meio da quebra de sigilo bancário, fiscal e Relatório de Inteligência Financeira (RIF).

Em função disso, a 27ª Promotoria de Justiça de Teresina denunciou Erisvaldo da Cruz Silva (Pássaro); Andressa Kelly Gomes Lima; Josimar Barbosa de Sousa; Edney de Sousa; Josiel Meneses De Carvalho Junior; Valdeci Soares da Silva; Artelindo Alves de Oliveira Filho; Carlos Eduardo de Carvalho Magalhaes; Walson Roberto de Assis Lira; Francis Helen Lopes Silva; Ednardo Lazaro Viana de Oliveira; Alandilson Cardoso Passos; Paulo Henrique Araujo de Moura, (Pompom); Rita de Cassia Lima De Paiva; Hudson Dianini Silva de Oliveira; Jonatha Micael Máximo da Costa e Pericles José Torres Galindo Filho pelos crime de organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Familiares do empresário Josimar Barbosa

Apesar de não indiciados, os investigados Tereza Cristina de Sousa Pacheco, Caio Felipe Pacheco Fortunato e Angelica Florinda Pacheco Barbosa Barros devem responder pelo crime de falsidade ideológica.

Segundo a denúncia do MP, é nítido que os indivíduos acima mencionados fizeram constar, formalmente, seus nomes nos quadros societários das empresas ACF Comercio e Serviços Automotivos LTDA-ME, CNPJ 02.121.939/0001-30 e Barão Comercio de Veiculos LTDA, CNPJ nº 31.697.953/0001-84. Contudo, tal empresa era gerida materialmente, por Josimar Barbosa de Sousa, responsável por operar as contas e realizar transações financeiras em nome da empresa.

“Ou seja, houve declaração indevida nos documentos constitutivos das empresas, já que os indivíduos acima sequer participavam das atividades das empresas, constando lá apenas formalmente, como bem declinaram em sede de interrogatório. A materialidade e a autoria do delito em comento encontram-se devidamente comprovadas com base em conjunto sólido de elementos observados ao longo da fase investigativa, especialmente em interrogatório prestado em sede policial”, diz trecho da denúncia.

Rapidinhas

Quatro alvos da Operação Denarc 64 ainda não foram localizados

Quatro dos 20 alvos de mandados de prisão da Operação Denarc 64 ainda são considerados foragidos.

São eles: Erisvaldo da Cruz Silva, Josiel Meneses de Carvalho Junior, Hudson Dianini Silva de Oliveira, Jonatha Micael Máximo da Costa.

Secretaria de Segurança fará a restituição de 120 celulares amanhã

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí está convocando mais de 120 proprietários de aparelhos celulares recuperados a comparecerem à sede da secretaria, localizada na Rua Walfran Batista, 91, bairro São Cristóvão, em Teresina, para reaverem seus dispositivos.

O atendimento será realizado das 8h30 às 12h, obedecendo a ordem de chegada, com distribuição de senhas a partir do início do horário de atendimento.

Foto: Lucas Dias/GP1700 celulares que haviam sido furtados/roubados nas cidades piauienses
Restituição de celulares roubados

Os convocados deverão comparecer munidos de documento de identificação pessoal com foto, nota fiscal e caixa do aparelho, além do boletim de ocorrência que notificou o furto ou roubo, caso exista. A restituição ocorrerá na sala da SOI e será realizada exclusivamente para os indivíduos que receberam intimação oficial pelos canais de comunicação da Secretaria de Segurança Pública.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.