O cardeal Dom Odilo Scherer pediu a renúncia do comando da Arquidiocese de São Paulo. O anúncio do pedido foi feito na manhã desta terça-feira (08), em uma publicação nas redes sociais de Scherer. O cardeal, de 75 anos, apresentou a sua carta de renúncia ao papa Francisco.
A solicitação faz parte de uma norma, o Código de Direito Canônico, que foi promulgado pelo Papa João Paulo II, e define que o arcebispo apresente o pedido ao Papa ao completar 75 anos.
Na segunda-feira (07), a Santa Sé informou que o papa aceitou a renúncia, mas pediu que o arcebispo continue no comando da Arquidicioese por mais dois anos.
Segundo a arquidiocese, o substituto só será escolhido pelo Papa em dois anos, quando Dom Odilo deixar efetivamente o local. O religioso está à frente da sede da Igreja Católica em SP desde 2007.
"Portanto, sigamos em frente, preparando-nos mediante a oração para viver intensamente o Ano Jubilar de 2025, como ‘peregrinos de esperança", disse trecho da nota da arquidiocese.
Trajetória de Dom Odilo Scherer
Nascido na cidade de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, em 1949, Odilo Scherer é o 7° Arcebispo Metropolitano de São Paulo.
Scherer já atuou como professor de filosofia e teologia em Toledo (PR) e Diretor e professor do Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel, também no Paraná, antes de ser arcebispo.
Ver todos os comentários | 0 |