A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no dia 29 de dezembro de 2023, o registro em definitivo do medicamento antiviral Paxlovid, fabricado pela Pfizer e utilizado para tratamento da covid-19. Até então, a pílula era liberada somente em caráter emergencial.
O Paxlovid atua na inibição de uma enzima do SARS-CoV-2, sendo indicado quando a doença ainda está em estágio leve ou moderado, em pacientes adultos e com risco aumentado de evolução para formas graves.
O antiviral pode ser encontrado no SUS, onde é liberado em casos específicos. Em farmácias particulares, ele é vendido com prescrição médica, por R$ 4,5 mil, em média.
"Esse é mais um avanço importante no tratamento da doença, especialmente para pacientes com problemas cardíacos, renais, diabetes, idosos, tabagistas, com obesidade ou que tratam câncer, ou outras condições que afetam a imunidade. Ao receber o registro definitivo desse medicamento, reafirmamos mais uma vez sua qualidade, segurança e eficácia", disse Adriana Ribeiro, diretora Médica da Pfizer Brasil, em nota enviada pela farmacêutica.
Ver todos os comentários | 0 |