A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) comunicou que uma nova vacina contra a dengue deve chegar ao Brasil na próxima semana. O imunizante, que inicialmente vai estar disponível apenas em clínicas privadas, foi batizado pelo nome de “Qdenga” (TAK-003) e custará entre R$ 350 e R$ 500 para o consumidor, a depender do estado.
De acordo com o comunicado da associação, as clínicas deverão utilizar na composição do preço final parâmetros como o atendimento, a triagem, a análise da caderneta de vacinação, as orientações pré e pós-vacina, além de todo o suporte que os pacientes necessitam para se informar corretamente sobre a questão da vacinação.
Aprovação da Anvisa
No dia 2 de março de 2023, a Anvisa aprovou o registro da nova vacina para a prevenção da dengue. O imunizante é produzido pela empresa Takeda Pharma Ltda. e é composto por quatro diferentes sorotipos do vírus causador da doença, o que confere uma ampla proteção contra a dengue.
O produto é destinado à população entre 4 e 60 anos de idade. A sua administração será subcutânea em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Através de avaliação clínica, constatou-se que o valor de eficácia global da vacina atingiu o patamar de 80,2%, calculado a partir da comparação dos resultados dos participantes que receberam a vacina e dos que receberam placebo, para todos os quatro sorotipos, e contabilizando todos os casos de dengue identificados.
- Piauí tem queda de 82% dos casos de dengue, diz Sesapi
- Piauí tem redução nos casos de Dengue, Zika e Chikungunya em 2023
- Casos de dengue no Brasil crescem 37% nos primeiros meses do ano
- Piauí tem redução de notificações de dengue, zika e chikungunya
- Alunos realizam ações em combate à proliferação da dengue em Teresina
Ver todos os comentários | 0 |