O Laboratório Central Doutor Costa Alvarenga (Lacen) realiza mais de 8.248 exames mensais gratuitamente nas áreas de microbiologia (urocultura, hemocultura, coqueluche), análises clínicas (hipertensão e diabetes), toxicologia, controle da qualidade de produtos e serviços, como a água, citopatologia e triagem neonatal. Nos últimos 10 anos já foram realizados um total de 150 mil exames.
O diretor do Lacen, Osvaldo Bonfim de Carvalho, informa que o laboratório atende vários municípios, que encaminham à Central, materiais para análise, destacando-se entre os principais os teste do pezinho, HIV, hepatite B e C, dengue e os exigidos para procedimentos de transplantes.
A novidade do Lacen é instalar unidade de biologia molecular destinada aos testes de hepatite C. A coleta de material para exame é realizada por todos os postos, hospitais e estabelecimentos públicos de saúde de todo o Estado do Piauí.
No posto central, localizado na zona Norte de Teresina, recebe a média de 1.075 solicitações de exames por mês. Os dados relativos aos últimos meses indicam a média de 8. 248 exames por mês, destacando-se os meses de março (10.974), maio (12.332) julho (12.169) como os de maior número de solicitações.
Ver todos os comentários | 0 |