O general Newton Cruz, ex-chefe da Agência Central do Serviço Nacional de Informações (SNI) durante o Regime Militar no Brasil, morreu aos 97 anos neste sábado (16) no Hospital Central do Exército, no Rio de Janeiro.
Segundo familiares, o general morreu por causas naturais. Newton Cruz era conhecido por praticar serviços de repressão durante a Ditadura Militar, entre 1964 e 1985. Nessa época, especificamente entre 1977 e 1983, ele foi chefiou o SNI, órgão responsável por monitorar e espionar opositores ao regime.
O general também chefiou o Comando Militar do Planalto. Newton Cruz foi acusado de ter relação com o atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981, que teve como objetivo incriminar opositores ao regime.
O ex-chefe do SNI também foi acusado pela morte do jornalista Alexandre Von Baumgarter durante o período militar. Ele negou todas as acusações e nunca chegou a ser preso ou condenador pelos crimes durante a ditadura. O velório do militar está marcado para às 8h30 de domingo (17.abr) no Crematório da Penitência, na zona portuária da cidade
Ver todos os comentários | 0 |