O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), apresentou nesta terça-feira (11) um projeto de resolução que muda o regimento interno da casa e inclui a possibilidade de suspensão do mandato de deputados envolvidos em embates violentos.
A proposta de Lira também prevê a exclusão de deputados envolvidos em brigas dos trabalhos nas comissões da Câmara.
“Não podemos mais continuar assistindo aos embates quase físicos que vêm ocorrendo na Casa e que desvirtuam o ambiente parlamentar, comprometem o seu caráter democrático e - principalmente - aviltam a imagem do Parlamento na sociedade brasileira”, afirmou Arthur Lira em postagem no X/Twitter.
Não podemos mais continuar assistindo aos embates quase físicos que vêm ocorrendo na Casa e que desvirtuam o ambiente parlamentar, comprometem o seu caráter democrático e - principalmente - aviltam a imagem do Parlamento na sociedade brasileira.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) June 11, 2024
A iniciativa do presidente da Câmara ocorre após a casa legislativa ser palco de episódios de embates violentos, sobretudo na última semana, durante reunião que analisava denúncia contra o deputado André Janones (Avante-MG), suspeito de ter praticado “rachadinha” em seu gabinete.
Também na última semana a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) passou mal, quando defendia um projeto e os deputados Marco Feliciano (PL-SP) e Paulo Bilynskyj (PL-SP) iniciaram uma discussão, defendendo a retirada de pauta da matéria.
Ver todos os comentários | 0 |