O deputado estadual Georgiano Neto fez suas considerações nesta segunda-feira (02) sobre a fusão cruzada entre o PSD e o MDB, que deve ser repetida em 2026 para que ambos os partidos consigam eleger nomes tanto para a Assembleia Legislativa do Piauí quanto para a Câmara Federal. Conforme o parlamentar, a manutenção do acordo entre ambas as siglas é a melhor medida para o próximo pleito.
Georgiano Neto pontuou que a medida foi definida em reunião com a cúpula do MDB no Piauí, que envolveu o senador Marcelo Castro, presidente regional da sigla, e o vice-governador Themístocles Filho. Além disso, já é certo que o MDB e o PSD participarão da chapa majoritária de 2026, ao lado do governador Rafael Fonteles.
“Tivemos uma reunião importante coordenada pelo senador Marcelo Castro e pelo vice-governador Themístocles Filho. PSD e MDB, assim como fizeram em 2022, devem manter esse bom entendimento, tanto na proporcional quanto na majoritária. Acho que está claro para todos, inclusive dito pelo governador Rafael, que PSD e MDB devem participar da chapa majoritária em 2026, pela representatividade que têm no estado do Piauí e pelos resultados nas últimas eleições municipais”, declarou Georgiano.
Ainda segundo o parlamentar, o MDB deve realizar novas reuniões para aprimorar a fusão, mas, primordialmente, seguirá os rumos do que ocorreu em 2022: os candidatos a deputado estadual se filiarão ao MDB e os candidatos a deputado federal se filiarão ao PSD.
“Acho que outras reuniões devem acontecer para avançarmos nessas tratativas. Os deputados federais pelo PSD e os deputados estaduais pelo MDB. É uma medida inteligente e sensata, que garantiu a existência dos dois grandes partidos em 2022. Os dois partidos abraçam o projeto majoritário de cada um e, na questão proporcional, devem manter esse bom entendimento”, destacou o deputado.
Ver todos os comentários | 0 |